Make your own free website on Tripod.com

RECIFES AZUIS - Home - Meu aquário - Projeto e Montagem - Catálogo de Fotos - E-mail- Livro de Visitas- Links

 

Montagem e Projeto

Dimensões: Display - 130x62x60

                      Sump - 75x60x38

Volume Bruto: 654L

Rochas Vivas: 90Kg provenientes de Recife e da Bahia.

Substrato: 12cm de halimeda (granulométria 2mm) com plenum. 

Tamponamento: Bicarbonato de sódio(RA) e Cloreto de Cálcio(Ca) para as correções e Kalwasser(pingando toda noite) para manutenção dos parâmetros. 

  EQUIPAMENTOS

Recalque e  circulação: 1 Mag Drive 700, 1 Mag Drive 1200 com gira gira e 1 Maxijet 1200 ligada a um timer com multi programação.

Filtragem: Skimmer Berlin Standart e Carvão Ativado (modo passivo)

Resfriamento: Chiller de 1/4HP da NY e 2 ventiladores na tampa. 

Iluminação: 2 HQI de 150w 10000/5200k, 2 VHO de 110w azuis e 4 florescentes de 40w azuis.

Reposição de Água: Aquário de 63L com água deionizada com acionamento pelo repositor eletrônico Sitio.   

Trocas Parciais: 20L a cada 2 dias.

PARÂMETROS ATUAIS

Nitrato: 2.5ppm

Nitrito: 0

Amônia: 0

PH: 8.2/8.4

Reserva Alcalina: 2.2 meq/l

Cálcio: 400 ppm

Fosfato: 0.1ppm

 

HISTÓRICO

 

Esse é o meu segundo aquário marinho de rochas vivas com peixes e corais. Depois de quebrar a cabeça e a cara muitas vezes e amargar prejuízos com meu aquário, resolvi depois de adquirir um pouco mais de experiência realizar meu sonho de ter um aquário maior.

 Antes de iniciar a montagem decidi enchê-lo completamente de água doce, para verificar se não havia nenhum vazamento e se tudo estava correto, pois coloquei também os equipamentos para funcionar. O aquário foi montado nos dias 5,6 e 7 de março...inclusive varando as madrugadas, com a ajuda dos meus brothers AGV (Arthur), Luis Barrichelli e Avelino Fernandes, todos aquaristas "das antigas".

 A halimeda foi toda lavada com cloro antes de ser colocada. As Rochas estavam devidamente tratadas. Ele foi projetado para que não fosse necessário desligar as bombas e os filtros na realização das trocas parciais de água. Dispus, para isso, de 40 litros de agua adicionais, acima do nível das bombas de recalque que ficam no sump. 

O sistema de iluminação das VHO e das florescentes também são independentes das HQI. Ele fica sob uma plataforma de madeira, com apoio nas laterais, entre o nível da água e o término da tampa do aquário,  para que possa ser retirado caso precise de alguma substituição de lâmpada ou reator sem que para isso tenha que se retirar toda tampa do aquário, que é bem pesada. As HQIs e os ventiladores ficam apoiados na tampa mesmo. 

Não uso qualquer suplemento ou resinas removedoras. Apenas os produtos que mencionei acima como tamponamento. Realizo trocas parciais com bastante freqüência. Elas deixam o sistema mais leve, com menos nutrientes, já que o filtro denitrificante de fundo ainda não está trabalhando a pleno vapor, em se tratando de um aquário com apenas 4 meses de montado, e, pelo fato de não ser prudente contar apenas com o trabalho do Skimmer. Na minha opinião acredito que as trocas parciais são indispensáveis ao processo de equilíbrio e maturação do aquário. Realizando esses procedimentos não tive problema algum com algas. Foram pouquíssimas. 

Eu faço parte do time dos impacientes... comecei a povoar o aquário com 7 dias de montado... com uma pedra de espirografos...

 Essas são breves considerações a respeito da montagem e dos procedimentos que realizo no aquário. Elas são pessoais e refletem o meu modo de lidar com esse hobby fascinante. Não significam unanimidade...longe disso...até porque é extremamente importante que novas formas e métodos surjam e reciclem os já existentes, garantindo, assim, a constante evolução do aquarismo marinho. É fundamental estarmos receptíveis a novos conhecimentos. Minimizamos, com isso, os efeitos da mudança de habitat dos nossos animais e proporcionamo-los uma vida digna, agora em cativeiro.     

 

Home- Recarrega esta homepage

Meu aquário- Fotos do meu aquário.

Projeto e Montagem- Descrição do projeto e como foi realizada a montagem do aquário.

Catálogo de fotos- Biblioteca com várias fotos de aquários, peixes e corais.

 

RECIFES AZUIS - Home - Meu aquário - Projeto e Montagem - Catálogo de fotos - E-mail - Livro de Visitas - Links